Cientistas da Universidade de Rochester descobriram que jogar videogames de ação capacita as pessoas a tomarem decisões mais rápidas. Os pesquisadores descobriram que jogadores de videogame desenvolvem uma alta sensibilidade para perceber o que acontece a sua volta e esse benefício não é bom apenas para que eles joguem melhor, mas também aumenta uma série de habilidades que ajudam nas atividades diárias e que envolvem múltiplas tarefas como dirigir, ler, conversar com um amigo em meio a uma multidão, entre outras.

Os autores do estudo, Daphne Bavelier, Alexandre Pouget e Shawn Green vão ainda mais longe e propõem que jogar videogame pode ser um ótimo treinamento para acelerar a reação das pessoas em diversas situações da vida real. De acordo com o relatório da Associação de Software de Entrenimento publicado em 2009, cerca de 68% dos lares norte-americanos têm videogames.



games de estratégia
Cortesia de J. Adam Fenster, University of Rochester

Os pesquisadores testaram doze pessoas que não costumavam jogar videogames. Eles dividiram os participantes em dois grupos. Um grupo jogou 50 horas de dois jogos de ação mais rápidos no mercado – Call of Duty 2 e Unreal Tournament. O outro grupo jogou 50 horas de um dos jogos mais lentos existentes – The Sims 2.


Após este período de treinamento, todos os participantes tiveram que tomar decisões rápidas com relação a  uma série de tarefas elaboradas pelos pesquisadores. Nestas tarefas, os participantes tinham que olhar para uma tela, analisar o que estava se passando e responder uma simples pergunta sobre a ação no mais curto espaço de tempo. A fim de se certificar de que o efeito não se limitava a uma percepção visual, os participantes também tiveram que responder questões puramente auditivas.

Aqueles participantes que jogaram games de ação foram 25% mais rápidos em suas respostas e também acertaram mais do que aqueles que treinaram apenas no jogo de estratégia. O resultado mostra então que os jogadores de games de ação tendem a tomar decisões mais corretas num menor espaço de tempo. Eles não são apenas mais precisos como também mais rápidos.

De acordo com os cientistas, as pessoas tomam decisões baseadas em probabilidades que estão calculando constantemente. O cérebro está sempre computando as probabilidades. Assim, quando você está dirigindo, por exemplo, pode ver um movimento à sua direita, estimar se você está na rota da colisão ou não, e baseado nesta probabilidade tomar uma decisão – frear ou não frear.

O cérebro de jogadores de videogame são mais eficientes em se tratando de coletar informações visuais e auditivas e por isso conseguem tomar decisões mais precisas e rápidas.