quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como funciona o PlayStation 3


Como funciona o PlayStation 3

A dinastia PlayStation da Sony tem controlado o mercado de consoles desde o lançamento do PlayStation original em 1994. Existem 13 mil títulos de jogos disponíveis em todo o mundo para os produtos PlayStation e, a cada mês, novos jogos são lançados. A Sony planeja continuar dominando o mercado com a última versão do seu bem sucedido console, o PlayStation 3.

PlayStation 3 na cor preta
2006 Sony Computer Entertainment Inc.
PlayStation 3
Lançado oficialmente na Exposição E3 de 2005 em Los Angeles, na Califórnia, o PlayStation 3 mais uma vez causou, à época, muita euforia graças ao controle renovado e às notícias sobre as datas oficiais de lançamento e seus preços.  Mas as vendas têm sido consideradas fracas pelos analistas. Até o momento, estima-se que a Sony tenha despachado cerca de 5,5 milhões de unidades do aparelho para as lojas. Até março de 2007, por exemplo, foram vendidos 3,6 milhões de PS3.
No Brasil, o aparelho não é comercializado oficialmente. A Sony diz que o modelo de importação brasileiro encarece demasiadamente o produto e condena a pirataria no país, alegando que os games falsificados dificultam a venda dos jogos no mercado nacional.É possível encontrar o console em algumas lojas de departamento e em algumas importadoras de eletrônicos, mas os preços são proibitivos justamente por conta dos impostos do setor. Mesmo onde o produto é encontrado, não há opções de todos os modelos.
Neste artigo, conheceremos a fundo o PlayStation 3. Aprenderemos sobre o novo microprocessador do PS3, o potente processador gráfico com capacidade para gráficos de alta definição em resoluções inéditas e a atualização do controle do console, entre outras coisas.
A Sony projetou o PlayStation 3 para ser mais do que um console de video game. Ele comporta todos os tipos de diversões digitais e é basicamente um computador de entretenimento de uso caseiro. Este computador exibe umaCPU especialmente projetada, chamada de processador celular. A Sony, a Toshiba e a IBM trabalharam juntas para desenvolver o processador celular. É a resposta à crescente tendência em direção ao processamento de núcleo multi-core, no qual os fabricantes colocam tantos processadores quanto for possível em um único chip. O processador celular é expansível para diferentes necessidades de desempenho. O que é usado no PlayStation 3 coloca 234 milhões de transistores em uma única cunha. Para comparar, uma das mais potentes CPUs de desktop disponíveis em 2005, oprocessador Pentium Extreme Edition (em inglês), dual-core, de US$ 1 mil, dificilmente quebra a marca dos 200 milhões de transistores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário